26 de mai. de 2010

Casa provisória: comprar ou não os móveis?

Vai casar? Juntar? Simplesmente mudar de casa (ou apartamento). Vai precisar de móveis? Vai morar provisioramente em algum lugar? Ai a duvida é maior ainda... O que comprar? Ou será que não se deve comprar?

Deixa eu contar uma historinha (sim, minha vida é cheia delas e aprendo muito com elas). Eu quando casei morava numa kitinete e ela era toda mobiliada, então nunca me preocupei. Então precisamos mudar para perto de nossos trabalhos e saímos na sabatina de procurar imóvel que fosse mobiliado, não queríamos gastar com isso, já que a ideia era em pouco tempo comprar um cantinho nosso e só então comprar os móveis, até porque comprar móvel sem conhecer onde ele vai ficar pode ser um tiro no escuro.

Achamos o imóvel que cabia no bolso e na localização, mas quando fomos acertar o contrato e vistoriar o local descobrimos que seria preciso investir um pouco em algumas coisas que o local não tinha: quase que o principal: geladeira, fogão, TV e guarda-roupa (digamos que 50% do que precisávamos rsrs). Qual foi então nossa ideia, resolvemos comprar, afinal não saberíamos quando compraríamos nosso canto. E assim passamos, 2 anos e meio morando nesse local, até a mudança para o apê oficial que conseguimos comprar durante a economia desse período.

Agora vai minha dica: vai mudar? Não tem nada? Nem sabe quando irá para a sua casa “oficial”? Então compre o básico que precisa: geladeira, fogão, cama, guarda-roupas e uma poltrona pequena. Por que? Se vc ficar mais de 2 anos com isso, seu custo pagou seu uso e depois você pode ou levar para a casa nova (muitas coisas são aproveitáveis em outros espaços da casa) ou mesmo vender para uma loja de moveis usados (ou ainda dá para tentar negociar com o proprietário do imóvel se ele não quer aquilo, dá para abater de repente no último aluguel!

Vai morar temporariamente? Avalie o tempo, se for mais de 6 meses, vale ir pela dica acima, mas se for menos, pense em já comprar aquilo que deseja para a próxima casa (mas só se souber o espaço certo desses objetos na próxima casa). Outra opção é procurar imóveis que tenham mobília. Em muitos lugares isso é bem comum. Ou em último caso compre usado (mas só se a pechincha for boa). Por que? Se vc vai fazer uma nova mudança em menos de 6 meses, seu móveis estarão novinhos e ainda na garantia, sem contar que basta uma boa embalagem e transportadora e a mudança chega nova na casa nova. Mas se passar disso o tempo, não vale a pena, os objetos já estarão velhos e fora da garantia, o que em muitos casos nem funciona mais.

Experiência da dona da casa: No meu caso, só consegui levar a TV e o microondas, porque a geladeira que compramos, embora nova teve 2 anos e meio de uso e já estava com carinha de velha, sem contar que não tinha freezer separado (compramos bem baratinha mesmo) e o fogão... esse coitado, de branco já não tinha mais nada, tava amarelinho que dava dó!

0 comentários:

Postar um comentário

As imagens contidas nesse blog são de cunho pessoal ou foram garimpadas da internet.

Caso você seja autor de alguma imagem, comunique para que possa receber seu devido crédito ou que seja retirada caso não haja seu consentimento.

As imagens pessoais podem ser reproduzidas desde que com seu devido crédito.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...